(41) 3055-6263
(41) 99928-5304
jf.redesprotecao@hotmail.com

Telas de Proteção Contra Pombos

por | out 11, 2021

Tela de proteção contra pombos em barracões

A proteção contra pombos em barracões é uma questão de saúde pública e manutenção do espaço físico

Os pombos são aves do gênero Columba e têm mais de 50 espécies distribuídas pelo mundo. A mais conhecida é a do pombo doméstico, cuja facilidade em se amoldar às condições ambientais e adaptação à presença das pessoas, dificultou o controle populacional.

A Columba livia prefere fazer ninhos em buracos, beirais de penhascos e desfiladeiros, o que fez com que se adaptasse às edificações, já que se assemelham ao seu habitat original. Além disso, os centros urbanos oferecem grande variação alimentar, à qual a espécie se adapta facilmente.

Portanto, grandes indústrias — em especial as de alimentoprecisam estar atentas à presença dos pombos, que podem encontrar nos galpões abrigo adequado e alimento. Impedir a sua entrada é uma questão de higiene, segurança alimentar e também evita os danos causados pelos animais. Entenda os riscos a seguir.

Questão de saúde

Embora os pombos, assim como outras espécies, tenham funções ecológicas importantes para o equilíbrio da vida, sendo responsáveis pela disseminação de sementes e o controle dos insetos, por exemplo, o acúmulo de fezes e o contato com os humanos, pode causar doenças graves. Entre elas estão Meningite, Salmonelose, Criptococose, Ornitose e Histoplasmose.

Embora sejam causadas, em sua maioria, pelo contato direto com as fezes — o que pode ocorrer durante a limpeza — as pessoas também podem ser infectadas quando têm contato com penas de pombos doentes, com piolhos ou ácaros.

Além da exposição dos trabalhadores da própria indústria, a presença de pombos pode causar a contaminação da produção. Isso pode gerar sérios problemas legais e de imagem perante o público. Por isso, é importante adotar cuidados em relação a presença desses animais no ambiente industrial.

VEJA MAIS SOBRE:  Como impedir que a corda desfie

É de extrema relevância manter os ambientes limpos, não deixar alimento disponível para os pombos, acondicionar corretamente a matéria prima, o produto final e também os dejetos da produção. Ainda, adotar o uso de telas de proteção contra pombos em barracões, auxilia a evitar entradas indesejadas. Veja como empregar essa medida de segurança adicional.

Tela de proteção contra pombos

Uma forma eficiente para evitar a circulação de pombos em certos espaços é a aplicação de telas de proteção. Além de afetar a produção em empresas, eles podem entupir calhas e contaminar caixas d’água, ar-condicionado e danificar equipamentos eletrônicos.

A tela de proteção contra pombos, geralmente, é instalada em torno das condensadoras de ar-condicionado, em janelas, sacadas, churrasqueiras, coberturas e qualquer vão livre que ofereça acesso aos pombos.

Um dos materiais empregados na composição dessas redes é a poliamida, também conhecida como nylon. Essa alternativa tem durabilidade reduzida, por não ser impermeável. Por isso, essa opção é mais indicada para ambientes internos. Já o polietileno se assemelha mais ao plástico, é impermeabilizado e mais resistente aos desgastes do tempo, como a corrosão. Dessa forma, é a melhor alternativa para ambientes externos.

Escolha com atenção a rede de proteção contra pombos e faça uma instalação correta, para garantir a segurança e higiene do ambiente de trabalho e produção. Para cotação e indicação da aplicação mais eficiente, entre em contato com a JF Redes de Proteção.

Open chat
Olá!
Como podemos ajudar?