(41) 3055-6263
(41) 99928-5304
jf.redesprotecao@hotmail.com

Manutenção de redes de segurança

por | nov 14, 2022

Manutenção de redes de segurança

Apesar de todos no setor da construção civil saberem que o trabalho em altura traz um risco significativo, nem sempre as precauções de segurança essenciais são tomadas para garantir a segurança dos trabalhadores. Lamentavelmente em inúmeras ocasiões nem mesmo as exigidas pela legislação vigente.

Dentre as medidas preventivas coletivas previstas em lei, destaca-se o uso de redes de proteção. Eles permitem que os trabalhadores desempenhem suas funções com liberdade de movimento.

Além de garantir que as redes de segurança foram instaladas corretamente. Você também precisa realizar certas tarefas de manutenção e controle para garantir que eles estejam em excelentes condições de operação.

Manutenção básica de redes de segurança na construção

A seguir, detalhamos algumas dicas básicas para a manutenção das redes de segurança:

  1. Verifique a rede  para detectar possíveis deteriorações, rachaduras ou restos de concreto no final do dia que possam enfraquecê-la e reduzir sua capacidade de funcionamento. Este é um ponto fundamental na manutenção das redes de segurança.
  2. Remova todos os objetos que caíram nas redes. É importante proceder à remoção de todos os elementos de construção que possam ter caído nas redes.
  3. Certifique-se de que as  âncoras estejam em perfeitas condições  e manterão sua função, evitando que a rede seja desengatada acidentalmente. Além disso, é necessário verificar se essas  âncoras não estão enferrujadas ou deformadas.
  4. Além disso, a  data de validade da rede de segurança deve ser verificada. As redes têm um ano de validade a partir da data de fabricação e não a partir da data em que foram usadas pela primeira vez.
VEJA MAIS SOBRE:  Explorando Alternativas de redes de proteção

Essas dicas podem ser resumidas em uma:  faça inspeções regulares nas redes de segurança. Essas inspeções devem ser realizadas por pessoal competente, com conhecimento adequado para identificar defeitos óbvios e que possam ter uma visão objetiva do sistema que está sendo inspecionado.

Se você achar que suas redes precisam de reparo, ligue para a JF Redes de Proteção, pois podemos consertar redes de segurança em seu nome.

Open chat
Olá!
Como podemos ajudar?